Carga horária total: 180h/a
Distribuição da carga horária:
Desenvolvimento Motor: 30h/a
Neste módulo serão abordados aspectos importantes do desenvolvimento motor, o que facilitará a compreensão do surgimento da mobilidade e de habilidades ao longo da vida. Serão enfatizadas as mudanças relacionadas à idade tanto na postura quanto no movimento, ingredientes básicos do comportamento motor, bem como restrições que podem afetar o desenvolvimento. O conteúdo do módulo discutirá as teorias utilizadas atualmente no estudo do desenvolvimento motor e diferentes tipos de movimentos que ocorrem na infância, na idade adulta e durante o envelhecimento, além de comparar as características de iniciantes e do desempenho proficiente em diversas habilidades.
Informação extrinseca: instrução e feedback: 30h/a
Conceitos e informações de pesquisa relacionadas à importância das informações extrínsecas na aprendizagem de habilidades motoras: instrução e conhecimento de resultados. No tema instrução, serão enfocados os meios pelos quais uma instrução pode ser transmitida e quais são os critérios para se escolher a estratégia de comunicação, assim como os efeitos esperados na aprendizagem. No desenvolvimento do tema conhecimento de resultados, serão apresentadas as diferentes formas de manipulação dessa informação sobre o desempenho e os efeitos esperados na aprendizagem motora.
Introdução à aprendizagem motora: 30 h/a
Conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem de habilidades motoras, abordando a questão em uma perspectiva de cicio de vida. Serão tratadas as características dos estágios de aprendizagem e suas manifestações em diferentes variáveis indicadoras da qualidade de controle motor. Será abordado o desenvolvimento infantil, assim como as características de envelhecimento, com apresentação de informação sobre os diferentes fatores que afetam a emergência, o refinamento e posterior declínio de padrões fundamentais de movimento, tais como maturação, prática prévia, aspectos físicos e cognitivos.
Lateralidade: 30 h/a
Conceitos e informações originários de pesquisa científica sobre as diferentes dimensões da lateralidade humana, com ênfase em assimetrias laterais de desempenho e suas origens. Serão abordadas assimetrias físicas (entre hemisférios cerebrais e sistemas musculares); assimetrias motoras, discutindo-se a capacidade de desempenho com os lados preferido e não-preferido, em função de fatores genéticos e ambientais; e preferências laterais sensoriais (ocular e auricular) e motoras (manual e podal). Será abordada também a congruência entre as diferentes dimensões da lateralidade.
Mensuração e avaliação do comportamento motor: 30 h/a
Conceitos sobre mensuração e avaliação, e informações sobre as diferentes formas de mensuração do comportamento motor. Serão apresentadas técnicas de mensuração e análise do movimento humano, organizadas sob os seguintes temas: cinemetria (através de cinematografia e goniometria), dinamometria (através de plataforma de força e dinamômetros), eletromiografia; precisão espacial e temporal de movimentos; e medidas qualitativas de desempenho.
Organização das condições de prática: 30 h/a
Conceitos e informações de pesquisa sobre três aspectos relacionados à aprendizagem de habilidades motoras: quantidade/distribuição de prática, variabilidade de prática e transferência de aprendizagem. Serão abordados não apenas aspectos conceituais, mas principalmente a aplicação prática em situações relacionadas à aquisição de habilidades motoras, destacando-se princípios de manipulação de variáveis, tais como: aproveitamento do tempo de prática, distribuição das tentativas e das sessões de prática, forma de variação das condições de prática e procedimentos para maximizar a transferência de aprendizagem para novas tarefas e contextos de execução de uma habilidade.