Cadernos Pedagógicos Educação Física Escolar

Faça o download da primeira edição pdf_okk.JPG

APRESENTAÇÃO

Com alegria, apresentamos os Cadernos Pedagógicos de Educação Física Escolar, uma produção coletiva construída por professoras e professores de Educação Física que atuam no "chão da escola" e que se dedicam, também, acadêmica e politicamente, à defesa da escola pública e dos direitos de ensinar e de aprender a partir de uma perspectiva crítica de mundo e dos conhecimentos da cultura corporal.

É fruto da co-parceria entre o Núcleo de Didática e Prática de Ensino (NUDIPE), que reúne docentes dos estágios curriculares do Curso de Educação Física – Licenciatura da FEFD/UFG e professores/as que são os/as autores/as dos textos, que atuam na Educação Básica das redes municipal, estadual e federal de ensino, sendo um de instituição privada.

O conjunto de professores aqui reunido é reconhecido por seus pares e por estudantes por desenvolver uma prática pedagógica inspiradora, criativa e questionadora dos valores hegemônicos presentes na realidade social, posto que compreendem que eles estão refletidos na educação, na escola e na Educação Física. Ademais, praticamente todos os/as professores/as-autores/as têm contribuído com a FEFD no processo de formação inicial em Educação Física, construindo junto ao NUDIPE uma bela parceria escola-universidade.

A escolha pelo nome "Cadernos" inspirou-se na intencionalidade pedagógica que é própria do exercício da docência socialmente referenciada e que se materializa no planejamento sistematizado (escrito), que se constitui como fundamento da prática pedagógica e da avaliação formativa. Nós, do NUDIPE, como docentes que atuam na formação de professores/as em articulação com a instituição escolar via estágio, nos deparamos muitas vezes com a reflexão de que muito conhecimento de qualidade é produzido no contexto escolar, proporcionando aos/às estudantes a apropriação de relevantes conteúdos relacionados à Educação Física. Contudo, grande parte das propostas desenvolvidas pelos professores e professoras neste contexto não são divulgadas. Diante disso, compreendemos que o nosso campo necessita, urgentemente, de que tais conhecimentos sejam cada vez mais sistematizados e compartilhados! Durante o Seminário de Estágio do Curso de Educação Física - Licenciatura (FEFD/UFG) no ano de 2018, os/as professores/as convidados/as toparam o desafio de apresentar uma síntese oral e escrita dos processos pedagógicos desenvolvidos, apresentando-os para os/as estudantes do curso, num profundo e bonito (re)encontro entre formação inicial e continuada, entre universidade e escola e que culminou no Pré-lançamento dos "Cadernos Pedagógicos".

Neste ano de 2020, apresentamos o e-book Cadernos Pedagógicos de Educação Física Escolar, hospedado no site da FEFD e disponível de forma gratuita e irrestrita a todos. Em cada texto, será possível refletir, junto com os/as autores/as, que são protagonistas desta obra, sobre as experiências pedagógicas em torno de diferentes temas da cultura corporal e que têm em comum o entendimento do papel fundamental do/a do professor/a como mediador/a dos conhecimentos científicos de nosso campo, como aquele/a que busca contribuir com o processo de aprendizagem-desenvolvimento e conquista da autonomia por parte das crianças, adolescentes, jovens e adultos que têm na instituição escolar um lócus indispensável de formação humana. Desejamos que a leitura possa inspirar e fortalecer a Educação Física escolar!

Abraços,
Núcleo de Didática e Prática de Ensino (NUDIPE)

Organizadores

Rony de Paula Mendonça
Viviane de Assis Ramos

Ilustrações
As ilustrações correspondem aos registros fotográficos realizados pelos professores durante o desenvolvimento de suas respectivas propostas pedagógicas.

Diagramação e Arte
Bárbara Isabela Soares de Souza

Edição: 1, ano 2020
Local: Goiânia, Goiás